sábado, 13 de novembro de 2010

Diferença entre Microcontrolador e Microprocessador

Um microcontrolador difere de um microprocessador de diversas formas. Um microprocessador é  um circuito integrado que realiza funções de cálculo e tomada de decisões do computador, como exemplos temos: Athlon, Sempron, o Pentium, a nova linha icore da intel, entre outros.



Um microprocessador é um circuito muito complexo, em forma de circuito integrado, que pode conter entre alguns milhares a 7 milhões de transistores. Estes transistores internos constituem os mais diversos circuitos lógicos: como contadores, registradores, decodificadores, e centenas de outros. Estes circuitos lógicos são dispostos de maneira complexa, dando ao microprocessador a capacidade de executar operações lógicas, aritméticas, e de controle. 
Para utilizarmos um microprocessador outros componentes como a memória tem que ser conectados ao chip, por meio de circuitos externos que irão prover a comunicação correta entre o microprocessador e o dispositivo. Já um microcontrolador não exige circuitos externos para funcionar, dentro dele se encontram todos os periféricos necessários para o seu correto funcionamento. 
  • Os microcontroladores são menos poderosos, mais lentos e possuem um espaço de endereçamento menor que os microprocessadores.
  • Microcontroladores permitem a implementação de sistemas mais compactos.
  • O conjunto de istruções de um microcontrolador limita-se as instruções mais simples de um microprocessador.
Em um microcontrolador, as mémorias RAM e ROM, conversor AD, temporizadores, controladores serial e paralelo e a CPU em sí são todas integrados em um bloco. Por serem compostos apenas de uma peça, eles tem muito maior confiabilidade, são mais baratos, consomem menos energia, têm a fase de projeto reduzida, além de terem a manutenção facilitada. Ou seja, são muitas as vantagens em relaçao ao uso de um microprocessador com circuito.

9 comentários: